A autora Gabrielle Bittelbrun – Foto Alexandre Lenzi/Divulgação

A falta de mulheres negras nas capas de revistas virou tema de pesquisa. A jornalista Gabrielle Bittelbrun, que mora aqui em Floripa, analisou algumas das principais publicações brasileiras e percebeu que apenas 5% delas tiveram negras estampadas na primeira página. Toda essa análise virou o livro Cores e Contornos: Questões de Gênero e Raça em Revistas Femininas do Século 21, que ela lançou este mês.

Continua depois da publicidade

A jornalista levanta questões importantes mostrando quem são as personagens que sempre aparecem e quem são aquelas que ficam de fora dos espaços de revista que são, afinal, lugares de visibilidade. Com a sensibilidade de quem foi impactada desde cedo pelos discursos voltados para as mulheres, a autora analisa títulos conhecidos do mercado editorial brasileiro das últimas décadas, além das novas revistas online que emergem fora do eixo das grandes editoras.

O livro traz também um levantamento sobre representatividade de mulheres brancas e mulheres negras nas páginas ao longo do século 21 e discute como as escolhas das personagens estão ligadas a aspectos de gênero e raça, referindo-se a contextos sociais e históricos.

Continua depois da publicidade