Você já tá sabendo do Nossa Voz Por Elas? É o concurso do JA para estudantes com idade entre 13 e 17 anos, de escolas das redes pública e privada da Grande Florianópolis. Nós queremos, através da música, combater a violência que ainda faz muitas vítimas.
Continua depois da publicidade
Funciona assim, você reúne a sua turma e juntos vocês compõem uma música com esse tema: o combate a violência contra a mulher. Aí você manda para o e-mail para nossavozporelas@somosnsc.com.br, com a letra da música e um vídeo, que pode ser feito com o celular mesmo, com vocês cantando a canção.
As inscrições vão até o dia 9 de agosto. Dois finalistas serão escolhidos por uma comissão julgadora. E o público vai escolher a música vencedora através de votação.
E sabe o que é mais bacana? Os vencedores ou vencedoras vão gravar a música campeã em um estúdio. A gente vai mostrar tudo essa parada no nosso Jornal do Almoço.
Vamos todos juntos usar a nossa voz pelo fim da violência contra a mulher! Nós por nós!
Continua depois da publicidade
Oficina durante o FAM vai ensinar a produzir webdocs com celular
Formas de produzir conteúdos audiovisuais de qualidade pelo smartphone, como entrevistas e webdocs, e publicar o que foi produzido em múltiplas plataformas serão temas da oficina gratuita Documentário em Dispositivos Móveis/Documental es Mobile, coordenada pelo argentino Sergio F. Romero, de 29 de setembro a 2 de outubro no Museu da Escola Catarinense (Mesc), durante o FAM 2019.
Cada vez mais os equipamentos de vídeo volumosos estão sendo substituídos por sistemas ultraleves, baseados nos celulares, capazes de gravar em full HD e até 4K. A oficina vai explorar as possibilidades de criação audiovisual pelo celular e é indicada para jornalistas e produtores de conteúdo para redes sociais, profissionais de comunicação e marketing, designers, líderes de comunidades e educadores que tenham conhecimentos básicos e habilidades no uso de ferramentas de informática.
O conteúdo inclui a seleção de equipamentos e aplicativos, ideias e storyboard, planejamento e peculiaridades de produções com celulares, como otimizar a qualidade na gravação, iluminação e captação de áudio, entrevistas para jornalismo e documentários, edição de vídeo no próprio celular para publicação rápida e exportação de imagem e som para uma ilha de edição externa.
Sergio Romero é roteirista, produtor e diretor audiovisual e transmídia, professor e consultor. É licenciado em Ciências Sociais e Humanidades com pós-graduação em Artes Midiáticas e em Produção de Conteúdos Digitais Audiovisuais. As inscrições estão abertas aqui.
Continua depois da publicidade