Rapaz, se tem duas pessoas que são inquietas desde que existem, são as irmãs Elisa e Ro Freitas. Uma é muito conhecida pelo seu envolvimento com o samba e o mundo da moda. A outra, também pelo samba, e por ser uma designer de interiores que sobe cada vez mais alto na escada do sucesso. A miss Elisa e sua irmã acabam de dar mais um passo importantíssimo em sua carreira mútua, elas estão empreendendo através do empoderamento.

Continua depois da publicidade

Se liga no papo!

A ER é um projeto que nasceu por afinidades. Afinidade entre as irmãs, entre mulheres lutando por suas identidades e reconhecimento na sociedade. Laços que se fazem firmes não só pelo sangue, pela raça, pelo sexo, mas pela necessidade de ser ouvido e respeitado assim como cada um se apresenta. É mais que um drama pessoal, é uma causa social, um direito de todo ser humano.

Elisa Freitas já foi miss Florianópolis, hoje trabalha como modelo, é negra, formada em publicidade. Ro Freitas, também mulher negra é designer. Ambas cresceram no Maciço do Morro da Cruz. As irmãs já estavam trabalhando em um projeto que visava transmitir um pouco de suas experiências às mulheres e mostrar que dentro das comunidades há valores, cultura e uma potência ainda pouco reconhecida.

As duas perceberam durante um encontro emocionante do grupo Amigas Crespas, criado pela designer de moda Mercê Souza, que os dilemas que elas enfrentam, alguns já superados, mas importantes o suficiente para serem divididos, são comuns a muitas mulheres, principalmente às negras.

Continua depois da publicidade

Foi através dessa conversa com o grupo que elas perceberam o quão relevante era compartilhar a própria “dor”. Diante de mulheres tão fortes, empoderadas e destemidas, as irmãs Elisa e Ro resolveram unir o útil ao necessário. Inseriram dentro do Projeto Resistence, originalmente criado para dar destaque a modelos negras, nicho em defasagem no mercado da moda de Florianópolis, mulheres comuns, como as Crespas.

A ideia é trazer à luz a beleza, força e identidade da mulher negra, além de inseri-las no mundo da moda. A produção, realizada em parceria com o grupo Amigas Crespas, os fotógrafos Ana Machado e Pedro de Alcântara, e o videomaker Francisco de Assis, o Kiko.

E o resultado do trabalho captado nas ruas de Florianópolis poderá ser visto nas redes sociais da marca ER (@ERFreitas_), das irmãs (@euelisafreitas e @rofreitas7) e, mais futuramente, em exposição na cidade.

Além disto, mensagens contando a experiência de vida destas mulheres serão estampadas em camisetas comercializadas pelas redes sociais da ER e das irmãs.

Continua depois da publicidade