O culto realizado semana passada pelos meus amigos da Feira Afro Artesanal, que rola toda terça-feira na Escadaria do Rosário, foi simplesmente magnífico. A missa seguida de um lindo cortejo foi tão especial que já entrou para o calendário religioso e cultural de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Essa primeira caminhada em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi organizada em 20 dias pela coordenação da Feira Afro Artesanal, no intuito de iniciar esse movimento de resgate da Irmandade e da história negra que envolve a igreja. O ato teve o apoio da fundação Franklin Cascaes, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir) e de entidades do movimento negro.
O grupo de maracatu Arrasta Ilha, parceiro desde o início da Feira Afro Artesanal, esteve presente durante a caminhada com o brilho de sua percussão e sua indumentária. O grupo Pegada Nagô fez a comissão de frente do cortejo e a missa foi celebrada por Padre Vilson Groh, às 9h em frente à igreja.
Depois da missa, o cortejo saiu em direção às ruas Vidal Ramos, Jerônimo Coelho, calçadão da Felipe Schmidt e Trajano. As imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, feitas pelo artesão Ney, em papel machê e com vestimentas de tecido, foram carregadas pela Velha Guarda da Dascuia.
Em resumo, foi extremamente comovente ver dar certo um evento com tanto valor histórico.
Continua depois da publicidade
Axé!