Duas grandes estrelas do skate aproveitaram o sábado para uma ação diferente na comunidade do Monte Cristo. Yndiara Asp e Pedro Barros, catarinenses que dominam o mundo em cima das rodinhas, participaram da inauguração da pista de skate do Cedep. O espaço será utilizado para práticas educativas das crianças da comunidade. Um sonho que nasceu há mais de cinco anos e agora já é uma realidade, segundo o Padre Vilson Groh, presidente da Rede IVG e um cara sem palavras.
Continua depois da publicidade
– Desde 2013 temos o projeto Fênix, no qual trabalhamos com esportes radicais como educação e uma opção para socialização.
Eles aceitaram o convite do IVG para a inauguração da pista e, claro, levaram a criançada ao delírio.
– Foi com certeza uma tarde diferente e muito gratificante. Eu não tinha noção da grandiosidade dos projetos desenvolvidos pelo IVG e chegando aqui pude realmente ver como eles fazem a diferença na vida dessa comunidade. É uma honra ser referência para essas crianças. O exemplo maior que eu posso dar é mostrar o meu amor pelo skate, compartilhar com elas um pouco daquilo que eu já aprendi, para que essas novas crianças possam se inspirar, ver que o skate pode ser uma fonte de transformação, pode abrir portas para um novo mundo, pode nos fazer ganhar o mundo – comentou Yndiara, de apenas 21 anos.
Continua depois da publicidade
Junto com ela, Pedro Barros, 23, comentou que é um orgulho para ele ver de perto ações que transformam realidades por meio do skate:
– Essa é uma das maiores conquistas que se pode ter, onde você possa ter encontro de qualidade, isso é o mais importante do skate. Ver o skate tomando essa proporção, dentro de um projeto social, como agente de transformação, me orgulha, ainda mais vendo a felicidade dessas crianças e jovens, a dedicação e a paixão pelo skate. É um orgulho pra mim e é o que eu busco todos os dias – comentou.
Pedro e Yndi ficaram surpresos com a qualidade da pista do Cedep, que vai possibilitar, apesar de pequena, a prática em alta performance e que, com certeza, vai ajudar a criançada a deslizar sobre as rodas em busca de um novo caminho.
Vale lembrar que o Cedep atende cerca de 600 crianças e o Projeto Fênix é coordenado pelo sangue bom Plinio Martines Junior, que junto com outros educadores está todo dia com as crianças e jovens desenvolvendo futuras feras do skate e cidadãos.
Continua depois da publicidade