Lembro-me que quando moleque fui assistir um espetáculo teatral que rolou em pleno Largo da Catedral Metropolitana. Nele, havia uma personagem magrela, com roupas escandalosas e uma fisionomia engraçada, propícia para que eu e meus amigos também pré adolescentes, caíssemos na gargalhada.
Continua depois da publicidade
Pois bem, passados alguns anos, fui contratado como auxiliar de produção na empresa Studio de Atores, da minha irmã e atriz Andrea Buzatto, e lá, me foi apresentado o ator que havia assistido. Trata-se de um gênio dramaturgo, Renato Turnes, um dos mais competentes artistas que temos na região sul brasileira. ]
Óbvio, ele nunca soube do episódio que me fez rir e sequer, conversamos a respeito. Fato é que a convivência, mesmo que por um período, me fez ser admirador e fã deste incansável da cultura. Quando o material abaixo me foi sugerido, não pensei duas vezes antes de publicar. Meu mano, lhe desejo tudo de melhor. Sucesso!
A La Vaca Companhia de Artes Cênicas, em parceria com a Vinil Filmes, acaba de lançar nas redes o trailer de Homens Pink, documentário de Renato Turnes sobre memória, sexualidade, resistência e o envelhecer do homem gay no Brasil.
O diretor e ator encontrou, em São Paulo e em Florianópolis, 9 homens gays dispostos a compartilhar com ele suas memórias: Carlos Eduardo Valente, Celso Curi, José Ronaldo, Julio Rosa, Eduardo Fraga, Luis Baron, Tony Alano, Paulinho Gouvêa e Wladimir Soares.
Continua depois da publicidade
Os primeiros desejos, o despertar da sexualidade, o fervo da juventude gay num país sob a ditadura militar, a devastação da epidemia da AIDS, o enfrentamento das perdas e do estigma, a festa como território de resistência, estão presentes e registradas no filme, que é também uma reflexão sobre a passagem do tempo e o envelhecer do homem gay no Brasil.
No país em que vivemos hoje, ouvir as memórias desses orgulhosos sobreviventes e reconhecer a herança de suas lutas insere nossa experiência numa perspectiva de irmandade. É um intenso e afetuoso aprendizado de resistência para a comunidade LGBTQI+.
O filme já está sendo inscrito em festivais por todo o mundo, e em breve poderá ser visto no Brasil, mas o trailer já pode ser conferido no canal da La Vaca no youtube.