Gostaria de deixar aqui no nosso cantinho uma pequena reflexão e esclarecimento sobre o que de fato é o autismo e os pensamentos de uma profissional que atua diretamente na área. Um obrigado à psicóloga Gabriela Felix, por ter dispensado seu tempo para nos escrever e nos fazer entender.

Continua depois da publicidade

“O Transtorno do Espectro Autista afeta uma em cada 60 crianças, e esse número tende a crescer cada vez mais. Por isso no dia 2 de abril, desde de 2008, é celebrado o dia de conscientização mundial do autismo, desta forma foi crescendo o interesse das pessoas sobre o assunto.

Os estudos sobre o Autismo também vêm aumentando, as pessoas estão tendo mais respaldos teóricos para o diagnóstico precoce, contudo não estão conseguindo dar andamento ao tratamento, acabam esquecendo que existe uma pessoa além do diagnóstico.

E por olhar as pessoas além desse diagnóstico posso dizer que aprendi muitas coisas na convivência com elas. Aprendi a tolerar, que frustrações acontecem, mas também podem ser superadas. Que cada um tem seu tempo e que, a expectativa que parte de nós, é nossa.

Aprendi também que se a gente não forçar a barra de vez em quando, não descobre novas perspectivas. Que o carinho que recebemos destas pessoas é o mais puro e verdadeiro, vale mais que qualquer palavra. Aprendi com eles que se as coisas não estão funcionando, nós é que temos que pensar em alternativas para que mudem. Que as famílias são nossos maiores aliados, com elas ao nosso lado todo o trabalho é potencializado e os resultados são mais amplos e duradouros. Por fim, aprendi que toda conquista é resultado de muito esforço, fazendo tudo valer a pena.

Continua depois da publicidade

Com tudo isso eu queria dizer que a melhor conscientização é ter contato com essas pessoas tão únicas e especiais. Por isso, famílias: saiam com seus filhos, permitam que o mundo as conheça e as admire. Escolas: incluam essas crianças no grupo, permitam aos colegas entenderem o que é o Autismo, só assim teremos mais compreensão. Profissionais: não desistam, tentem, mudem suas estratégias, permitam que essas crianças os surpreendam. Só assim teremos de fato Conscientização Mundial.

Espero que este 2 de abril seja um dia de reflexão e que novas possibilidades surjam a partir dele! Espalhe a ideia, use azul neste dia, explique o porquê!”