Os moradores da Frei Damião, em Palhoça, também foram fortemente atingidos pelo ciclone. Segundo levantamento da Associação de Moradores, pelo menos 70 residências foram danificadas. Algumas famílias chegaram a ficar alojadas na escola do bairro. Pelas ruas, o cenário é de muitas casas destelhadas, árvores arrancadas pela raiz, postes de energia elétrica caídos. 

Continua depois da publicidade

Estragos na Frei Damião depois do ciclone.
Estragos na Frei Damião depois do ciclone. (Foto: Divulgação)

Por isso, a campanha #JuntosPelaFreiDamião, uma iniciativa do Grupo Cidade Pedra Branca, Associação de Moradores da Pedra Branca e Associação Empresarial de Palhoça, em parceria com o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), foi ampliada para apoiar os moradores cujas residências foram danificadas pelo ciclone.

A comunidade Frei Damião é uma das vulneráveis de Santa Catarina. A estimativa da Associação de Moradores é de que mais de 4.600 famílias moram no local. São pessoas que vivem principalmente do trabalho informal, o mais impactado por esse momento de crise provocada pelo novo coronavírus. São muitas famílias chefiadas por mulheres e compostas por idosos e por crianças, pessoas que, além de estarem mais vulneráveis à doença e sofrerem mais com os impactos econômicos, agora, em plena pandemia, também precisam reconstruir suas casas.

Durante todo o mês de julho, o foco da campanha, que foi criada em abril para garantir acesso à alimentação aos moradores mais vulneráveis da comunidade, será a reconstrução da Frei Damião. Para apoiar esta ação, é preciso um depósito ou transferência bancária para:

Banco do Brasil

Continua depois da publicidade

Banco: 001

Agência: 5201-9

Conta Corrente: 10918-5

ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis

CNPJ: 07.756.988/0001-62

Estragos na Frei Damião depois do ciclone.
Estragos na Frei Damião depois do ciclone. (Foto: Divulgação)

> Ciclone deixa famílias sem teto na comunidade do Monte Serrat

Ainda é possível entregar cestas básicas na sede da AMO Pedra Branca. Os contatos são: (48) 3341-1619 ou email: amo@amopedrabranca.com.br. Mais informações sobre o Fundo de Apoio às Famílias da Frei Damião estão disponíveis no site