Cara, como é bom ver a arte urbana sendo valorizada, se autovalorizando e ganhando cada vez mais espaço na cidade. Sou de um tempo em que o graffiti era considerado uma pichação, um afronto a sociedade e motivo para detenções temporárias.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Pois bem, passaram os anos e aqui estamos, vivendo numa cidade cada vez mais colorida coma arte que nasceu nos guetos e ruas. Os mais belos exemplos dessa evolução estão por aí, pitados em murais gigantes e enchendo de cores os olhos de quem transita por Floripa.
Uma das últimas homenagens que pudemos conferir de perto foi a rolou para a guerreira negra Antonieta de Barros, que teve sua importante passagem pela política, sendo a primeira deputada do país. A professora foi feita pintada por uma galera muito fera na arte e, entre elas estava a queridona Monique Cavalcanti ,a Gugie. Que, inclusive, não para de aprontar e fazer arte por aí.
A mais nova da talentosa irmã vai rolar entre os próximo dias 10 e 13 de setembro, quando a ilha vai se transformar em uma galeria de arte com a exposição Gestos. A artista vai espalhar oito telas por diferentes regiões da Capital, como Lagoa da Conceição, Centro e Carianos.
Continua depois da publicidade
A ideia é oferecer uma experiência diferente e inédita que, por meio da arte, proporcione uma sensação de aproximação entre as pessoas – especialmente em tempos de isolamento social. Na exposição, as obras trazem momentos em que as pessoas se comunicam por gestos que, muitas vezes, dizem muito mais que palavras.
Gugie vem do grafite e sempre buscou na arte produzida nas ruas um espaço de diálogo e ocupação representativa, fortalecendo a visibilidade e colocando negros como protagonistas. Para a artista, ao criar uma relação própria com as obras de Gestos, o espectador naturaliza a felicidade e a dignidade das pessoas negras.
Meus queridos, todos nós estamos convidados para contemplar essa parada bonitona que vai rolar pelas mãos da Gugie. Mas quem quiser ver a exposição completa, pode dar uma conferida lá no Instagram @exposicaogestos. Os trampos vão estar por lá também.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Grande Florianópolis passa a ter mais de 30 mil casos de coronavírus após correção