Está rolando uma exposição na Galeria Vecchietti, de Florianópolis, chamada "Détournement #1 à Deriva", vencedora do edital de ocupação lançado pela Fundação Franklin Cascaes. Ela é composta por materiais encontrados na rua, na porção leste do centro histórico, num processo de espelhamento dos muros grafitados e tapumes de obras de construção, refletindo a paisagem urbana numa tentativa de se discutir o que é a rua e o espaço público.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, vai ser feito em parceria com o Centro Cultural Escrava Anastácia e Instituto Vilson Groh, visita guiada ao local com mais de 150 jovens do programa Rito de Passagem, entre 14 e 19 anos.
Na visita guiada, Pedro MC, artista da região, responsável pela exposição, vai conversar sobre economia Criativa, mercado de trabalho no setor, direito à cidade e as manifestações populares que acontecem nas ruas.
O propósito é fomentar o hábito de frequentar os espaços públicos de cultura, sendo que mais de 90% das pessoas que entro em contato não sabem que temos uma galeria de arte pública, aberta toda semana, com ar condicionado e exposições permanentes. A galeria fica na Praça XV de novembro, n° 180 e a visitação para o grande público pode ser realizada de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h.
Continua depois da publicidade