Com o objetivo de reduzir os casos de cavalos soltos ou abandonados nas regiões rurais da cidade, a prefeitura de São José firmou convênio com a Cavalaria da Polícia Militar (PM) de São José. A partir da nova parceria, 13 animais já foram recolhidos das ruas e receberam tratamento.
Continua depois da publicidade
Para solicitar o recolhimento dos animais que estiverem em risco no trânsito, o cidadão pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelo número 153. Após identificados os donos, os cavalos só são liberados após os 60 dias de observação e os proprietários devem apresentar o número de propriedade, que é fornecido Cidasc, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e pagar todas as despesas do manejo diário com o equino.
— A Fundação só realiza o recolhimento quando o animal está em risco nas vias de trânsito. Após receber a ligação, a Guarda Municipal vai até o local ou encaminha o chamado para a Cavalaria — explica a diretora administrativa e Financeira da Fundação, Ana Paula Saccomani Sana.
Os animais já são vermifugados e chipados com números de identificação. Os interessados na adoção dos animais, entidades sem fins lucrativos ou pessoa física, devem entrar em contato com a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS) pelo telefone (48) 3381-0000 (ramal 4417 ou 4409). A entidade assinará um termo de doação.
Continua depois da publicidade