Falta exatamente uma semana para eu embarcar em um dos momentos mais importantes da minha carreira como fotojornalista. A ansiedade bate no peito e volta nas atitudes do dia a dia. Acho que nunca comi tanto, o tempo todo. Até mandei fazer um cartão de visita e no verso dele está escrito em russo que não sei falar russo. Não sei se vai ser útil, mas achei que talvez seja.
Continua depois da publicidade
Junto com a oportunidade de fotografar durante o maior evento esportivo do mundo, vem o desafio: uma coluna em texto para o NSC Total. Gosto de contar histórias, mas até então a imagem sempre era o único suporte, seja em vídeo ou em foto, de fazer meu trabalho.
É a primeira vez que mergulho no texto. Mesmo que pouco, afinal aqui será ainda um espaço fotográfico. Negócio é não ter medo e encarar esse e os outros desafios. É o preço pela incrível oportunidade. “Vamo, dale, Brasil!”
A cidade
O desembarque vai ser em Rostov do Don, cidade ao sul da Rússia. Vamos chegar alguns dias antes da primeira partida do Brasil, contra a Suíça, no dia 17. A cidade possui mais de um milhão de habitantes e é localizada às margens do rio Don. O lugar é um importante centro comercial e industrial devido à localização estratégica e portuária. Fui pesquisar um pouco mais sobre a cidade e me assustei.
Existe um outro motivo que faz o nome Rostov ser conhecido no mundo. É lá que agiu Andrei Chikatilo. O nome causa arrepio em quem busca a sua história. O açougueiro de Rostov, como ficou conhecido, é protagonista de uma série de assassinatos macabros de crianças e mulheres. Foi lá também que ele foi executado, em 1994, com um pelotão de fuzilamento. Talvez por isso é que a cidade também seja conhecida como a Capital dos Serial Killers. Que medo!
Continua depois da publicidade
Mas medo mesmo tem que ter a seleção da Suíça. Sou um pexero* pé quente! Junto do Roberto Alves e do Cacau Menezes, vamos trazer não só sorte pro Brasil, como informação para vocês. Vamos conhecer a Rússia através do nosso olhar catarinense.
Não vejo a hora de pisar em terras tão cheias de histórias. A federação foi construída com a união de diferente povos. De uma união de cidades-estados, ao domínio mongol chegando ao domínio dos czares. Da Revolução Russa à Perestroika. Agora, estamos prestes a ver mais um momento histórico no país. É em Moscou que o mundo vai ver a primeiro seleção a conquistar o Hexa!
* Pexero: apelido carinhoso de quem nasceu em Itajaí.