Podem ter sido ações isoladas, sem relação, mas o número e a forma como os assassinatos vêm acontecendo em maio chamam a atenção em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Primeiro foram as mortes na Costeira, no dia 2, quando sete homens armados subiram o morro, mataram dois homens e atearam fogo em uma casa.
Agora, no fim de semana, quatro homens foram mortos na favela do Siri, no norte da Ilha. Ao menos três das mortes tiveram características de execução.
Novo capítulo do confronto de facções pelo domínio do tráfico? Os indícios são fortes. Ao menos na Costeira. Sobre o Siri, as polícias trabalham com hipótese de devolução de uma briga anterior.
Na reunião de análise de fim de semana, nesta segunda-feira, o secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, conversou a respeito com os comandos das polícias Civil e Militar, além dos setores de inteligência.
Continua depois da publicidade
As primeira medidas: potencializar operações nas ruas e intensificar as investigações, anunciou Alceu.
– Foram 13 mortes nesse fim de semana em SC, que é o mesmo padrão de 2017. Estamos levantando o que leva a ter esse padrão, nesse período. Uma das possibilidades é o efeito da saída temporária, mas isso a gente precisa levantar ainda se tem algum envolvimento de alguém que estava em saída temporária – disse Alceu.
Antes do fim de semana, 164 detentos receberam direito judicial para a saída temporária em razão do dia das mães.
Em Florianópolis, Alceu garante que, apesar das mortes em maio, há queda de 30% nos homicídios este ano em comparação com o mesmo período de 2017.
Continua depois da publicidade
– Estamos de olho para ver se tem um novo movimento ou se é continuidade do que já havia antes. A gente espera alguma reação porque as lideranças criminosas estão muito enfraquecidas – analisa o secretário, observando sobre tentativas de ação por novos criminosos ou antigos que possam agir tentando mostrar força.
Leia mais notícias e análises de Diogo Vargas
Veja também:
Quatro homens são mortos em comunidade de Florianópolis neste final de semana