A Grande Florianópolis teve a terceira noite seguida de ataques criminosos. Houve morte em Florianópolis de um adolescente de 17 anos em confronto com a Polícia Militar na região do Morro da Caixa, na Avenida Ivo Silveira, às 23h44min de domingo.
Continua depois da publicidade
Criminosos também atiraram contra a guarita dos fundos do Centro Administrativo, o local de trabalho do governador do Estado, e novamente se instalou um clima de tensão contra servidores da segurança pública.
Segundo a PM, uma guarnição do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi recebida a tiros na incursão no Morro da Caixa feita após receber a informações que uma Ducato havia sido roubada na região, no domingo à noite.
O adolescente de 17 anos, que estava com mais dois homens, morreu. Um segundo envolvido foi ferido e encaminhado ao Hospital Celso Ramos. O Bope apreendeu com eles duas pistolas.
Desde sexta-feira são registrados ataques com maior incidência na região da Capital. Na sexta-feira foram tiros contra bases policiais e no sábado a casa de um PM foi alvo de disparos em Palhoça.
Continua depois da publicidade
Policiais enfrentaram também disparos no Morro da Queimada, na Capital, domingo à noite. Em São José, no domingo pela manhã, uma viatura do Departamento de Administração Prisional (Deap) foi alvejada.
Represálias
As informações dos meios policiais indicam que são represálias da facção criminosa de Santa Catarina a ações e mortes de envolvidos com o crime organizado em Tijucas, no Vale do Rio Tijucas, onde está o foco maior de criminalidade.
A PM montou operações com reforço de policiais militares de outras regiões para a Grande Florianópolis.
Nas cadeias, a Secretaria da Justiça e Cidadania afirma que a situação está tranquila e não houve nenhum fato. Nas redes sociais internas de agentes penitenciários circulou no fim de semana um vídeo que mostra dezenas de agentes penitenciários do grupo tático.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário da Justiça, Leandro Lima, a ação foi na penitenciária de São Pedro de Alcântara na semana passada, "uma de várias operações realizadas nas últimas semanas".