Não será surpresa se o escolhido para assumir a Secretaria de Segurança Pública (SSP) for alguém ligado ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) assim como o atual titular, promotor César Grubba – ou ao menos ter tido anos de atuação na instituição.

Continua depois da publicidade

Sidney Eloy Dalabrida, hoje desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, é um nome forte em análise pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) e poderá ser o novo titular da Segurança. A informação surgiu de fontes do PMDB, as quais consideram Dalabrida como nome fortíssimo a ser eventual escolhido por Pinho, que será o novo governador em fevereiro.

Dalabrida ingressou no MPSC como promotor de Justiça em 1992 e em 2016 foi promovido a procurador de Justiça. Em novembro do ano passado, foi escolhido desembargador no TJSC em vaga destinada ao MPSC por meio do quinto constitucional, sendo nomeado pelo governador Raimundo Colombo (PSD).

O nome de Dalabrida supostamente enfrentaria certa resistência de alguns integrantes da Polícia Militar pelo fato de ter sido por anos promotor com atuação junto à Justiça Militar. A frente da promotoria militar, Dalabrida atuou em diversas operações policiais e era considerado linha dura. Depois, continuou na área criminal como procurador de Justiça, tendo recentemente mobilizado colegas em eventos para aprimorar as ações contra o crime organizado em Santa Catarina. Ele também é professor.

Interlocutores e colegas dele, tanto do MPSC quanto do TJSC, afirmaram na tarde desta segunda-feira que chegou a receber o convite de Pinho, mas que teria recusado.

Continua depois da publicidade

A assessoria do vice-governador disse hoje que o nome do futuro secretário ainda não foi escolhido e que Pinho segue à procura de alguém que tenha um bom trânsito em todas as esferas de poder. 

A reportagem não conseguiu contato com Dalabrida nesta segunda-feira. Segundo a assessoria do TJSC, Dalabrida está em férias. 

Araújo Gomes largaria na frente por comando da PM

As fontes afirmam também que o atual subcomandante-geral da PM em Santa Catarina, coronel Araújo Gomes, seria o preferido para o cargo de comandante-geral no lugar do coronel Paulo Henrique Hemm. Mas outros nomes também seguem sendo analisados e a escolha deverá ser de Pinho em consenso com o futuro secretário da SSP.

Leia todas as publicações de Diogo Vargas