Dois seminários marcados para a próxima semana em universidades da Grande Florianópolis abordarão o crime organizado, as facções criminosas e as ações de combate e prevenção em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, será realizado o V Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública, de 27 a 29 de junho. O tema será “Inteligência policial e combate ao crime organizado”.

Haverá palestrantes internacionais e nacionais, além de policiais, representantes do Ministério Público, Judiciário, Exército e especialistas de Santa Catarina.

Um deles, o promotor Lincoln Gakiya, de São Paulo, que investiga a maior facção criminosa do País desde o começo dos anos 2000. Ele falará sobre a guerra de facções e o panorama nacional e internacional.

"Inteligência penitenciária"

Continua depois da publicidade

Em São José, na Faculdade Estácio de Sá, acontecerá o seminário de inteligência penitenciária e socioeducativa, no dia 28 de junho. Este encontro será fechado com pré-inscritos e integrantes da área para discutir trabalhos, fazer avaliações e definir novas ações.

Será abordado o atual cenário da maior facção criminosa que age no País, o avanço em Santa Catarina, a rivalidade com a facção criada no Estado, os impactos à sociedade, à segurança, ao sistema prisional e socioeducativo, o papel das forças de segurança, entre outros pontos.

O evento é organizado pelo governo do Estado por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania. A abertura será com o secretário da Justiça e Cidadania, Leandro Lima.

Entre os palestrantes estão o secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, o comandante da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Ghizoni, entre outros convidados das polícias, Ministério Público, Judiciário e Departamento Penitenciário Nacional.

Continua depois da publicidade

​Leia mais notícias e análises de Diogo Vargas​​​​​​​​​​​​​​​​