A Secretaria de Segurança Pública (SSP) mudou o diretor de Inteligência, função considerada essencial para as ações contra a criminalidade e de integração com as polícias Civil e Militar e outras instituições e secretarias. O delegado Mauro Cândido Rodrigues deixou o cargo após sete anos e em seu lugar entra o delegado Daniel Régis, que era delegado regional de Joaçaba, no Meio-Oeste.
Continua depois da publicidade
A mudança aconteceu porque o delegado Mauro foi convidado para ocupar a coordenadoria de inteligência institucional no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, segundo informou a SSP. Mauro era um dos diretores da SSP que estava desde o começo da gestão do secretário César Grubba, em janeiro de 2011.
Daniel Régis atuou na região de Joaçaba e Caçador nos últimos anos e ganhou destaque por elucidar investigações de crimes com grande repercussão na região, como assassinatos e roubos. Já a Delegacia Regional de Joaçaba será ocupada pelo delegado André Cembranelli.
Nos bastidores, a constatação é que a área de inteligência estadual da Segurança teve significativas melhorias de integração nos últimos anos. Mas ainda há reivindicações por mais compartilhamento das informações com policiais da base, ou seja, com aqueles que estão diretamente ligados às apurações. Um outro ponto que ainda não estaria 100% seria a relação da inteligência da Segurança com a da PM.
Continua depois da publicidade