O desembargador Rodrigo Collaço será empossado como presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) em cerimônia marcada para às 17h desta sexta-feira, em Florianópolis. Será no auditório do TJSC durante sessão presidida pelo atual presidente, desembargador Torres Marques, que deixa a presidência, mas continuará atuando como desembargador.

Continua depois da publicidade

Também assumem para o biênio 2018-2020 os desembargadores Moacyr de Moraes Lima Filho (1º vice-presidente), Henry Petry Júnior (corregedor-geral da Justiça), Carlos Adilson Silva (2º vice-presidente), Altamiro de Oliveira (3º vice-presidente) e Roberto Lucas Pacheco (vice-corregedor-geral de Justiça).

Natural de Florianópolis, 54 anos, Collaço será um dos mais jovens presidentes da história do TJSC. Começou a carreira como juiz substituto em maio de 1989. Atuou nas comarcas de Urubici, Papanduva, Palmitos e Porto União. Em setembro de 1993, foi promovido a juiz de direito e prestou serviços em Chapecó, Joinville e Capital. Teve nova promoção em janeiro de 2009, desta vez para o cargo de juiz de direito de 2º grau. Assumiu como desembargador em dezembro de 2012 e compõe a 4ª Câmara de Direito Criminal do TJ.

Ele também foi presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros. Em sua primeira manifestação, após ser eleito, Collaço disse que entre outras medidas buscará mais celeridade no andamento dos processos e para isso reforçará a estrutura de apoio aos magistrados.

Continua depois da publicidade