“Na penitenciária Sul é complicado de trabalhar”. A reclamação é de um líder de facção recluso na cadeia de Criciúma sobre a dificuldade de disseminar o crime do local. Ele recebeu o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) da Justiça.
Continua depois da publicidade
A queixa do detento foi manifestada em cartas que saíram da unidade e foram apreendidas, conforme consta em medida judicial publicada na edição do Diário da Justiça de 20 de agosto.
No RDD o detento fica em cela individual monitorada por câmeras, tem banho de sol de apenas duas horas e visitação limitada de duas pessoas por semana sem contato físico.
União com facções de fora e expansão do crime com comparsas de outros Estados também são citadas nas anotações apuradas pelo setor de inteligência.
A penitenciária Sul foi inaugurada em 2008 e nos últimos anos é considerada uma das mais seguras do Estado. Tem sido o destino de alguns dos criminosos mais perigosos em transferências internas por medidas de segurança.
Continua depois da publicidade
Expansão do RDD
A Secretaria da Justiça e Cidadania tem dito que vagas para o RDD não são problema no Estado. Seja em unidades prisionais de Santa Catarina ou seja mediante vagas em presídios federais de outros Estados.
Na nova Penitenciária de Segurança Máxima de São Cristóvão do Sul, pronta há dois anos e ainda sem operar, estão previstas ao menos 30 vagas para o RDD.