O período de campanha e a vitória do governador eleito Carlos Moisés da Silva (PSL) colocaram em evidência um nome bastante conhecido da segurança pública catarinense: o delegado aposentado da Polícia Civil Jonas Santana Pereira.

Continua depois da publicidade

Ele acompanha Moisés em praticamente todas as aparições públicas. A presença o faz ser considerado como assessor pessoal e até como uma espécie de segurança particular. Foi assim desde o começo do período das eleições.

No domingo, após o resultado na sessão extraordinária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Capital, Jonas sentou ao lado de Moisés, que estava com os familiares e alguns correligionários próximos.

Jonas é cunhado de Moisés. Os dois mantém longa amizade. O delegado também é piloto. Na carreira, atuou muitos anos na extinta divisão de roubos a bancos da Deic, em Florianópolis.

Deic e piloto

Nos anos 1990, ficou conhecido pelas caçadas ao assaltante Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio. Depois, passou a pilotar aeronaves da Polícia Civil, onde se dedicou ao SAER (Serviço Aéreo). Ao se aposentar, trabalhou como piloto na iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Agora, nos bastidores, pessoas próximas de Jonas e amigos policiais afirmam que só não fará parte do governo de Moisés se não quiser tamanha a relação de confiança entre os dois.

Leia mais notícias e análises de Diogo Vargas