Mesmo ainda não empossados, os novos integrantes da cúpula da Segurança Pública catarinense marcaram presença no lançamento da campanha da fraternidade 2018, na manhã desta quarta-feira, em Florianópolis. Foram convidados pelo arcebispo metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck.
Continua depois da publicidade
– Ele ainda não assumiu, mas já é secretário – brincou Dom Wilson a jornalistas sobre o professor e futuro secretário de Segurança Pública (SSP), Alceu Pinto de Oliveira Júnior.
O subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, que será o comandante-geral da corporação, também esteve presente. Os dois se pronunciaram e depois responderam a perguntas de jornalistas. Alceu disse que pretende manter constante freqüência de atendimento e de boa relação com a imprensa.
Ficou evidente no ato o apoio da Igreja Católica à polícia na campanha deste ano: "Fraternidade e superação da violência”. Além disso, a preocupação com as mortes de jovens, os bolsões de violência e o narcotráfico.
Continua depois da publicidade
– Precisam de apoio, valorização. Porque muitas vezes só se fala da polícia de uma forma negativa – lamentou dom Wilson.
Um fato positivo em comum destacado por Araújo Gomes é que não há cidade catarinense que não tenha uma igreja, capela, destacamento, base ou posto policial.
O futuro secretário mostrou afinamento com o novo comandante da PM.
– Outro dia perguntei se ele (Gomes) não dormia por estar sempre envolvido com as ocorrências – comentou Alceu.
Em seu pronunciamento, Alceu deixou claro o que pensa sobre segurança pública, cuja prevenção e enfrentamento não podem ser apenas das forças de segurança:
Continua depois da publicidade
– É preciso agir antes, durante e depois. Não adianta só a Polícia Militar agir para resolver a segurança – declarou, defendendo valores, educação, família e até a importância do envolvimento da iniciativa privada.
Ele ressaltou na coletiva que Leandro Lima deverá fazer um grande trabalho à frente do sistema prisional como secretário da Justiça e Cidadania.
A posse de Alceu na Segurança deverá ser no dia 21 ou 22 deste mês em local ainda não definido. Já a passagem de comando na PM para o coronel Araújo Gomes está confirmada para o dia 22, às 10h, no Centro de Ensino da Trindade.
Mudanças
O futuro secretário afirmou que promoverá uma série de mudanças internas em cargos. As áreas de inteligência e de assessoria de comunicação são algumas delas, mas não antecipou detalhes porque ainda conversará com pessoas envolvidas.
Continua depois da publicidade
Já o atual secretário-adjunto da SSP, delegado Aldo Pinheiro D´Ávila, será mantido na função, “pois tem um longo histórico de serviços prestados e conhece os trâmites internos”, entre outros motivos, ressaltou Alceu.