O futuro secretário de Segurança Pública (SSP), Alceu Pinto de Oliveira Júnior, e o coronel Araújo Gomes, que assumirá o comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, confirmaram presença em uma coletiva de lançamento da campanha da fraternidade 2018 sobre violência, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O evento será na quarta-feira de cinzas, às 9h30min, na Cúria Metropolitana, tendo à frente o arcebispo metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck.

A nova cúpula da segurança ainda não tomou posse, o que deverá acontecer na próxima semana em dia ainda não definido. Mesmo assim, o clima já é de reuniões e preparativos para o trabalho pelos próximos integrantes.

Na sexta-feira, Alceu e o atual secretário, César Grubba, tiveram o primeiro encontro para a transição. Foi na sede da SSP, no Continente, e durou cerca de três horas. A secretaria não divulgou mais detalhes sobre a conversa, apenas que ambos consideraram "produtiva".

A expectativa no meio policial gira sobre a formação da equipe de Alceu e também dos novos chefes das polícias Civil e Militar. Tanto o coronel Araújo Gomes quanto o futuro delegado-geral, Marcos Ghizoni, deverão fazer mudanças internas.

Continua depois da publicidade

Este ano, o tema da campanha da fraternidade da Igreja Católica é "Fraternidade e superação da violência" e o lema "Em Cristo somos todos irmãos". O objetivo é refletir o aumento da violência, rezar por todos que sofrem e unir forças para superá-la. Além disso, os católicos buscam lançar um novo olhar para impasses que dominam políticas de segurança.