Diante de ruas alagadas ou vias tomadas pela chuva, motoristas devem evitar a passagem e o tráfego em Florianópolis. Os condutores também precisam diminuir a velocidade no trânsito para evitar aquaplanagem e acidentes.
Continua depois da publicidade
As orientações são do tenente-coronel Fábio José Martins, chefe de operações e de comunicação social da Polícia Militar Rodovária (PMRV) em Santa Catarina.
– Não se sabe se o asfalto cedeu, se corroeu a via por baixo. Há muitas áreas alagadas ainda e a gente não tem uma visibilidade, não sabe como está a situação da via. A primeira coisa é isso: não transitar por área alagada. A outra é que muitas pessoas estão passando nessas vias em alta velocidade – alerta Martins.
Aquaplanagem, saídas de pistas e acidentes em gerais por excesso de velocidade estão acontecendo, problemas que exigem atenção. As encostas também estão muito encharcadas e há possibilidade de deslizamentos.
– Estamos com as viaturas fazendo monitoramento de todas as SCs, principalmente em Florianópolis e as equipes estão me relatando que há muita área com grande possibilidade de deslizamentos – destacou.
Continua depois da publicidade
O Leste da Ilha, na região da Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, o Morro da Lagoa, a SC-401 e o Sul da Ilha na região do Morro das Pedras são os pontos considerados mais críticos e os procedimentos de cautela devem ser redobrados.
A PMRv fará comboios na Base Aérea, no Sul da Ilha, para trazer os motoristas nos dois sentidos (Centro/Bairro e Bairro/Centro) na tarde desta quinta-feira, na Capital. A SC-405, no Sul e a SC-406, na Lagoa, são os dois pontos com interdições.
Cuidado com bocas de lobo
Policiais estão aconselhando as pessoas que evitem descer dos veículos, olhar ou mexer em bocas de lobo nem parar para tirar fotos ou filmar.
– É área de risco, pode colapsar. Não aconselhamos ninguém a fazer isso, pois o perigo existe – diz Martins.
Continua depois da publicidade