O número de mortes por afogamento caiu pela metade nesta temporada de verão em Santa Catarina, informou o Corpo de Bombeiros a partir de dados da Operação Veraneio. Uma solenidade de encerramento da mobilização, que aconteceu entre 21 de dezembro a 5 de março, foi realizada nesta terça-feira, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Foram 14 mortes por afogamento contra 27 mortes na temporada anterior. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel João Valério Borges, destacou o trabalho de prevenção e considerou a melhor operação de todos os tempos. Os bombeiros continuarão os trabalhos até o dia 15 de abril.
A Secretaria de Segurança Pública afirmou que 2,5 milhões de turistas visitaram o Estado e que houve queda nos índices de criminalidade durante o período. A Operação teve R$ 24 milhões em recursos.
Foram homenageados os policiais militares Lincoln Vieira, João Henrique Dutra e Cristiani Scheitzer Pereira, que entraram no mar para prender um ladrão de carro em Coqueiros e os bombeiros Antônio Carlos Vieira Cataldo, Willian dos Santos, Natasha de Oliveira Castro e Daniel Ribeiro Almeida, que salvaram um turista que se afogava, à noite, na praia Brava, em Itajaí.
Além deles, recebeu a homenagem o policial civil Rodrigo Mario Firma Paz Forte, da Deic, pelo trabalho de acompanhamento e tradução nos registros de turistas estrangeiros.
Continua depois da publicidade