O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) anunciou o fortalecimento da atuação na área criminal com a posse de três novos procuradores de Justiça. Abel Antunes de Mello, Carlos Henrique Fernandes e Leonardo Felipe Cavalcanti Lucchese assumiram os cargos na sexta-feira em ato do colégio de procuradores de Justiça do MPSC, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O MPSC divulgou que nos últimos quatro anos a procuradoria criminal teve um acréscimo de 41,77% no número de processos distribuídos para análise e manifestação. Por outro lado, não houve o devido aumento de procuradores na área. Nos discursos, ficou evidente a preocupação com o aumento da violência urbana. As autoridades manifestaram ainda o anseio da sociedade pelo combate ao crime organizado.

As procuradorias de Justiça atuam em processos de segunda instância junto ao Tribunal de Justiça ou nos demais tribunais superiores, manifestando-se em recursos propostos pelo promotor de Justiça ou que envolvam interesse público.

O papel do MPSC diante do aumento da criminalidade em SC tem sido debatido nos bastidores da segurança pública. Há correntes que defendem envolvimento direto nas investigações sobre homicídios e facções criminosas nas grandes cidades pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Esta equipe, uma força-tarefa chefiada pelo MPSC, congrega promotores e policiais civis e militares, sendo responsável por operações complexas e de grande porte no Estado.

Continua depois da publicidade