A juíza federal Micheli Polippo convocou todos os 19 vereadores de São José a participarem de uma audiência sobre o impasse da construção de uma penitenciária na cidade. Será no dia 30 deste mês, a partir das 14h, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Na última sexta-feira, houve uma tentativa de conciliação na Justiça Federal, entre o Estado e a Prefeitura, sem sucesso.

A magistrada convocou também o secretário da Administração do Estado, Milton Martini, o presidente da Casan, Adriano Zanotto, e o procurador do Instituto do Meio Ambiente, João Pimenta.

Impasse desde 2013

São José tem 242,9 mil habitantes e não conta com presídio. Desde 2013, o Estado busca a construção de uma cadeia no município para aliviar a superlotação na Grande Florianópolis, mas há recusa da prefeitura em liberar a obra.

Agora, surgiram duas contrapartidas pela prefeitura para aceitar a unidade prisional: a construção de uma estação de tratamento de esgoto e de uma área de lazer.

Continua depois da publicidade

Prefeitura busca indenização

A prefeitura afirma ainda que ofereceu dois terrenos para construir a prisão no bairro Potecas em troca de indenização, mas o Estado aguarda avaliação dos lugares.

Na audiência de sexta-feira, a prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) reiterou que não se opõe à construção de uma central de triagem com 404 vagas para presos provisórios, desde que mediante indenização do terreno, afastando a hipótese de doação.

Leia mais notícias e análises de Diogo Vargas