Ao discursar na promoção de praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, ontem (26), o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) afirmou que a diminuição dos assassinatos poupará 200 vidas em 2018, no Estado.
Continua depois da publicidade
Também ao microfone, o secretário de Segurança Pública (SSP), Alceu de Oliveira Pinto Júnior, disse que Santa Catarina é o Estado mais seguro do Brasil.
Os comandantes da PM do Paraná e da Brigada Militar do Rio Grande do Sul participaram da solenidade, no Centro de Ensino dos Bombeiros, na Capital.
Fôlego das operações
Nos bastidores, há questionamentos se as polícias Civil e Militar terão fôlego financeiro para manter o ritmo de operações de prevenção às mortes violentas e de investigação contra o crime organizado. A Operação Veraneio, no litoral, começará na segunda quinzena de dezembro.
No relatório de estatística da SSP, Santa Catarina teve 694 homicídios de janeiro a 21 de novembro. No mesmo período de 2017 foram 871 homicídios. Ou seja, 177 assassinatos a menos e queda de 20%.
Continua depois da publicidade
Aumento em confrontos
Por outro lado, segue a preocupação com o crescimento das mortes em confrontos com a PM. O assunto também incomoda fontes da área.
Segundo a SSP, de janeiro a setembro de 2018 foram 71 mortes contra 45 no mesmo período de 2017. Já em todo o ano passado, ocorreram 70 mortes.