A fuga de sete detentos no complexo prisional da Agronômica, na madrugada desta terça-feira, em Florianópolis, aconteceu em uma ala denominada COI (Central de Observação Inicial).

Continua depois da publicidade

Este espaço em geral abrigaria cerca de 130 presidiários e foi recentemente reformado e ampliado para aliviar as condições da falta de vagas na Grande Florianópolis.

Os agentes foram feitos reféns e agredidos antes da fuga. Os presos de uma mesma cela tomaram uma arma da carceragem, uma espingarda calibre 12.

Informações preliminares de redes internas de servidores indicam que os funcionários foram levados pelos detentos como escudo até o Morro do Horácio, onde foram soltos. Eles passam bem.

Segundo a reportagem apurou, a escapada só não foi maior graças à rápida ação dos colegas agentes.

Continua depois da publicidade

Situado em área residencial da Capital, o complexo da Agronômica tem histórico de fugas nos últimos anos. Ali estão mais de dois mil detentos.

Há superlotação em algumas alas e condições não ideais de infraestrutura, além de déficit de agentes penitenciários. Nos fundos não há muralha, o que facilita a escapada pelos morros da região.

Encontro das corregedorias penitenciárias na Capital

Coincidentemente, a fuga aconteceu justamente no dia em que Florianópolis sediará o 3º Encontro Nacional das Corregedorias do Sistema Penitenciário. O evento começa às 18h na Secretaria da Justiça e Cidadania, no Estreito, e vai até sexta-feira.

As corregedorias são responsáveis por fiscalizar a regularidade da conduta dos agentes e as normas internas, cuidam das inspeções administrativas, entre outras funções.

Continua depois da publicidade

O evento visa a troca de experiências, a integração e discutirá problemas comuns no sistema prisional brasileiro.

A nota divulgada pela Secretaria da Justiça e Cidadania:

"A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) e o Departamento de Administração Prisional (DEAP) informam que na madrugada desta terça-feira, 26, sete detentos fugiram da penitenciária do Complexo da Agronômica na Capital. Os agentes penitenciários que ficaram feridos foram medicados e passam bem. Os detentos que fugiram são: Luiz Fontanve Ferreira Neto; Maicon Antonio Machado; Marcos Aurélio dos Santos Marçal; Rafael Matos dos Prazeres; Leonardo Macedo; Gabriel Antonio de Freitas; Jaison André da Cruz. Todas as medidas legais e periciais já foram adotadas e a Corregedoria Geral da SJC já foi acionada para apurar as circunstâncias da fuga."

Leia mais notícias e análises de Diogo Vargas​​​​​​​​​​​​​​​