Anunciado há 20 dias, o projeto para fechar algumas delegacias de polícia à noite em Florianópolis e deslocar os policiais para a investigação poderá ser efetivado nas próximas semanas.

Continua depois da publicidade

A expectativa é do delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Ghizoni. Mas a reportagem apurou que ainda falta a instalação do videomonitoramento ao sistema Bem Te Vi do Estado para garantir a segurança das unidades que ficarão fechadas nesse período.

O diretor da Polícia Civil na Grande Florianópolis, delegado Verdi Furlanetto, afirma que as polícias Militar e Civil terão as imagens ao vivo com o sistema que está sendo providenciado.

Verdi garante que os Consegs (conselhos comunitários de segurança) querem a implementação da medida o quanto antes. Mesmo com as câmeras prontas, a palavra final sobre o projeto ainda será do secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior.

Se for concretizado, o plano prevê a suspensão do horário de atendimento ao público de algumas delegacias das 19h às 12h, na Capital. O objetivo é realocar os policiais civis que hoje estariam em plantões registrando BOs (boletins de ocorrência) para que se dediquem exclusivamente à investigação de crimes.

Continua depois da publicidade

Em encontro com representantes dos conselhos de segurança no dia 20 de março, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o comando da Polícia Civil na Grande Florianópolis teve em geral a aprovação dos participantes.

​​​Leia mais notícias na coluna de Diogo Vargas​​​