Com o slogan “Abra caminho para a vida”, Santa Catarina lançou nesta quarta-feira (14) uma campanha pela conscientização de motoristas a darem passagem aos veículos de emergência, principalmente ambulâncias.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e envolve o Corpo de Bombeiros Militar, Samu e SC Transplantes.
– É uma ação vital, buscamos a sensibilidade e a conscientização das pessoas, especialmente agora com a chegada da temporada de verão em que aumenta o trânsito. Um minuto faz diferença para salvar vida – declarou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel João Valério Borges.
Hoje, o tempo de resposta de atendimento dos Bombeiros é de três a nove minutos. O pedido deles é que seja dada a passagem preferencial às viaturas mesmo quando elas não estiverem com sirene acionada (retorno às bases) – as ambulâncias necessitam de higienização nas bases antes do próximo atendimento.
Transplante de órgãos
O médico Bruno Quercia destaca a importância da campanha também para levar agilidade ao serviço de transplante de órgãos.
Continua depois da publicidade
– Um doador pode salvar até sete pessoas. Um minuto influencia na sobrevida – ressaltou.
Não dar passagem aos veículos de emergência é infração de trânsito e o motorista está sujeito à penalidade. Como a multa só pode ser dada por agente de trânsito ou um policial, os bombeiros acabam tendo essa dificuldade.
Mais 315 bombeiros
Ainda nesta quarta-feira, em Florianópolis, está sendo realizada solenidade de formação de 63 novos bombeiros militares, no centro de ensino da corporação, na Trindade.
Ao todo, Santa Catarina contará com 315 novos bombeiros este mês. Eles serão deslocados principalmente para o Alto Vale e Meio-Oeste.