O médico e escritor Drauzio Varella será o conferencista de abertura da 2ª Mostra Laboral Nacional do sistema prisional, em Florianópolis, nos dias 24 a 27 de julho.

Continua depois da publicidade

A palestra, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, será uma reflexão em torno do trabalho dos presos. Autor de Carcereiros e Carandiru, o médico tem décadas de ações com a população carcerária.

A exposição é realizada pela Secretaria da Justiça e Cidadania e Ministério da Segurança Pública.

Os organizadores tentaram trazer para a abertura o ator Rodrigo Lombardi, que interpreta o personagem Adriano, um agente penitenciário na minissérie Carcereiros, da Rede Globo. Mas a vinda não será possível pela falta de agenda de Lombardi.

A comissão organizadora ainda busca viabilizar a vinda de um representante da Noruega para falar sobre um programa de cadeias vazias naquele país.

Continua depois da publicidade

A primeira edição da mostra laboral aconteceu em 2015, na Capital catarinense. A iniciativa expõe ao público os diversos tipos de atividades e oficinas realizadas por detentos.

– Após o evento de 2015, Santa Catarina recebeu seis missões, entre elas uma da Argentina, interessadas em conhecer a atividade realizada pelos detentos aqui no Estado – destaca o secretário da Justiça e Cidadania, Leandro Lima.

Hoje, 6,2 mil dos 20 mil presos catarinenses trabalham nas cadeias – o índice representa 31% da massa carcerária estadual. Essa quantidade já foi de 57%, mas reduziu nos últimos anos, conforme Lima, em razão da crise econômica.

Leia mais notícias e análises de Diogo Vargas​​​​