Assaltantes gaúchos que estavam se escondendo em Florianópolis foram alvo de uma operação que reuniu policiais civis de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, na manhã desta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
A ação mobiliza policiais da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) de ambos os Estados.
Denominada Operação Império, ela identificou a presença na Capital catarinense de uma organização criminosa responsável por sete roubos no Rio Grande do sul. O bando se escondia na praia dos Ingleses, no norte da Ilha de Santa Catarina, em endereços diferentes.
Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão e três de prisões, sendo duas preventivas e uma temporária. A polícia informou que três pessoas foram presas e uma pistola Glock apreendida.
Segundo o diretor da Deic, delegado Anselmo Cruz, os criminosos praticaram pelo menos sete roubos contra uma empresa de transporte de valores, no RS, atacando por vezes lotéricas, e também o próprio serviço de depósito e transporte de dinheiro.
Continua depois da publicidade
Uma das lotéricas assaltada foi alvo de crime em dezembro de 2017, em Alvorada, no RS.
– São assaltantes pesados de carros-fortes que estavam vivendo em Florianópolis, inclusive com familiares. Fizeram ações pesadas em Porto Alegre – disse o delegado Anselmo, dizendo que eles não reagiram à polícia.
Um dos capturados é Sérgio Deola. Segundo o delegado, ele tinha dois mandados de prisão decretada por crimes, além do cumprido hoje.
Três operações simultâneas
Com a Império, a Deic fez três operações simultâneas nesta quinta-feira, em Florianópolis, São José e Tijucas, em parceria com outras unidades policiais. Detalhes dos trabalhos ainda não foram informados.
A Operação Jardim do Éden cumpriu mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva contra um esquema de venda de drogas sintéticas e anabolizantes.
Continua depois da publicidade
Os entorpecentes eram repassados de SC para o Estado de Sergipe usando o serviço de transportadoras e Correios. Um homem foi preso em São José.
A outra operação é a Vindita em Tijucas contra integrantes de facção criminosa responsável pelo tráfico de drogas. A ação aconteceu no bairro da Praça.
No Morro da Perla, em Florianópolis, policiais civis da Central de Investigação do Leste Sul atuam para prender lideranças do tráfico. Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e prisões preventivas.