O preço oferecido em sites na internet geralmente é o de mercado. Mas, para fechar o negócio à vista, vem um bom desconto. Até parece uma lógica verdadeira. Na realidade, pode ser um golpe e o produto um carro clonado com documentação falsa.

Continua depois da publicidade

Estelionatários vêm agindo desta forma na Grande Florianópolis para comercializar veículos irregulares, alerta o delegado da divisão de furtos e roubos da Deic, Rodrigo Bortolini.

– A vítima se dirige ao cartório para transferir o veículo com um dos criminosos, o qual está de posse de RG falso e se faz passar pelo verdadeiro proprietário do carro anunciado. Feito o reconhecimento de firma e já na posse do veículo clonado, a vítima vai ao banco onde efetua uma transferência bancária para uma conta em nome de laranjas, cuja quantia em seguida será sacada pelos criminosos – diz Bortolini.

Cautela em negócios com desconhecidos

Na maior parte das vezes, o comprador só descobre o golpe quando se dirige ao Detran ou vistoria para encaminhar a transferência. Após o depósito bancário, os estelionatários desaparecem, retiram o anúncio e dão fim ao celular usado no site.

– É importante procurar se cercar de maiores informações sobre o vendedor, saber se ele realmente é ele, ir na vistoria cautelar antes de fechar o negócio. Recuperar o dinheiro dessas vítimas nem sempre é possível – diz o delegado.

Continua depois da publicidade

Denuncie

A polícia afirma que identificou alguns dos golpistas, que estão sendo responsabilizados.

Denúncias podem ser dadas ao telefone 181, o disque denúncia da Polícia Civil.

Leia mais notícias e análises de Diogo Vargas