Segurança foi reforçada no fórum da Capital nesta segunda. (Foto: Marco Fávero / DC)
A Justiça da Capital começa a ouvir nesta segunda-feira (23) testemunhas de acusação em que são réus 26 pessoas acusadas de integrar a facção criminosa de Santa Catarina. Os depoimentos estão previstos para três dias (segunda, quarta e sexta-feira), no Fórum do Centro, com reforço na segurança do local.
Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira os trabalhos começaram às 9h. Deverão ser ouvidos policiais da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) responsáveis pela investigação. O acesso ao salão do tribunal do júri é limitado às partes e envolvidos na segurança.
Os réus foram presos no ano passado por envolvimento em onda de violência no primeiro semestre de 2017. Segundo a Deic, são lideranças de ruas que comandaram e participaram de invasões a comunidades de Florianópolis como Novo Horizonte e Costeira.
A denúncia do Ministério Público descreve a existência de uma organização criminosa bem estruturada e com divisão de tarefas voltada à prática de crimes graves. Ainda conforme o processo, a facção mantém conexão com outras organizações criminosas independentes do Rio de Janeiro e outra de Estados do Norte.
Os crimes previstos na acusação são associação e financiamento para o tráfico de drogas, posse ou porte ilegal de arma de fogo.
Continua depois da publicidade
Delegado da Deic é ouvido
Pela manhã, foi ouvido o delegado Antônio Seixas Joca, da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Deic. À tarde serão tomados depoimentos de mais policiais civis da equipe.