O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, reconheceu a preocupação com as mortes em confrontos, cujos índices de letalidade tem aumentado no Estado.

Continua depois da publicidade

– Não é algo desejado. Estamos trabalhando para melhorar o cenário com as condições críticas – disse aos participantes do seminário sobre integração com a segurança do Tribunal de Justiça de SC.

Gomes lamentou o crime contra um PM do Bope, no Morro do Horácio, recentemente ferido em tiroteio com bandidos. Expos o grave quadro do crime organizado pelo Estado, Brasil e mundo, e o aumento da violência.

Em um momento, chegou a dizer que os bandidos estavam folgados no enfrentamento com a polícia. Citou a Vila União, norte da Ilha, em que a PM só conseguia entrar a tiros e ainda havia retaliação pelo crime com queimas de ônibus. Ele alertou situação crítica no momento em Tijucas.

“Câmeras vão revolucionar o trabalho”

Continua depois da publicidade

Para o comandante-geral, as câmeras corporais que serão adquiridas pela PM com recursos do Judiciário vão revolucionar o trabalho policial. Os equipamentos ajudarão na produção de provas e esclarecimento de falsas acusações, entre outros pontos. O comandante exibiu um vídeo de alguns testes no atendimento de ocorrências com os equipamentos.

– Uma imagem vale mais do que mil palavras – destacou, tratando o investimento como divisor de águas.

Proerd completa 20 anos

Talvez o maior programa educacional da PM em SC, o Proerd, que atua com crianças e adolescentes na prevenção e resistência às drogas, completa 20 anos de existência em SC.

Segundo Gomes, o Proerd alcançou 1,2 milhão de crianças e praticamente duas gerações.

Leia mais notícias e análises de Diogo Vargas​​​​​