O Corpo de Bombeiros Militar encontrou 247 irregularidades em 445 boates e locais de eventos fiscalizados para as festas de outubro, em Santa Catarina. Uma danceteria foi interditada por apresentar as saídas de emergência interrompidas.
Continua depois da publicidade
O balanço foi divulgado pela corporação, ontem. Houve advertências e notificações. Em alguns casos, a rápida regularização pelos estabelecimentos. A ação visou a segurança contra incêndio e pânico. Foram envolvidos os 14 batalhões pelo Estado com a supervisão da diretoria de atividades técnicas.
Sem pirotecnia
Saídas, sinalizações e extintores foram alguns dos pontos observados. Apesar da quantidade de irregularidades, nenhuma casa apresentou uso de artefatos de pirotecnia ou superlotação.
Entrevista: Tenente-coronel Deivid Vidal, subdiretor de atividades técnicas dos Bombeiros
Quais foram as principais irregularidades encontradas?
A maioria gerou notificações ou advertências por falhas ou pequenos problemas. Por exemplo, a questão dos extintores de incêndio fora do padrão ou mal colocados. Teve também a questão da iluminação de emergência e da saída de emergência.
Continua depois da publicidade
Quais as orientações básicas de segurança ao entrar em boate ou evento?
É importante observar se ela não está cheia demais. Na entrada do estabelecimento é obrigatório ter uma placa indicando a capacidade de lotação. Se a pessoa não se sentir muito confortável é porque o local pode estar com público acima do permitido. Outro ponto é verificar se usam ou não o artefato de pirotecnia, que é proibido. A pessoa pode ligar para o 193, fazer a denúncia. Importante registrar com imagens também a situação que nos ajuda a agir também.