Por mais que causem filas, engarrafamentos e reclamações, estas operações de trânsito de madrugada são fundamentais diante do tamanho da imprudência registrada em Florianópolis. Ainda mais nesta época do ano, quando algumas vias são consideradas terras sem lei na calada da noite.

Continua depois da publicidade

Na madrugada desta sexta-feira, uma blitz integrada da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Polícia Militar Rodoviária, na Via Expressa (Km 2 da BR-282), flagrou dezenas de motoristas infratores.

Foram emitidos 103 autos de infração. Destes, 20 deles por embriaguez (sete por constatação e 13 pela recusa do motorista), 32 pelo não uso do cinto de segurança, três por manusear celular, uma por criança sem a cadeirinha, entre outros. Ao todo, 15 veículos foram recolhidos e 20 carteiras de motoristas apreendidas.

Há expectativa que os comandos noturnos de trânsito se intensifiquem nos dias de festas de Natal e Réveillon, principalmente no norte da Ilha, na região da SC-401. Nos últimos anos, se verificou grande desrespeito de motoristas como embriaguez, abuso de velocidade e rachas na via, além de graves acidentes.

Continua depois da publicidade