As audiências de custódias sofreram mudança na Grande Florianópolis desde a oficialização da nova vara do crime organizado (Vara Criminal Metropolitana de Florianópolis). Agora, elas são realizadas por cada juiz da vara criminal na qual o processo é distribuído quando entra no Fórum.
Continua depois da publicidade
Antes, essas audiências eram feitas pelo mesmo juiz que atuava na então unidade de apurações de crimes praticados por organizações criminosas (agora vara do crime organizado).
A alteração também vale para o Ministério Público de SC. Ou seja, não é mais um mesmo promotor que participa da audiência de custódia e sim cada promotor com atuação na referida vara – na Capital são quatro varas criminais.
A medida está sendo bem vista nos bastidores, pois assim cada juiz e promotor cuidará do processo criminal desde o seu início.
As audiências de custódia começaram a ser realizadas em Florianópolis no dia 24 de agosto de 2015. A medida prevê que em 24 horas o preso em flagrante deve ser levado ao Fórum e participar de uma audiência com um juiz.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias e análises de Diogo Vargas