Há duas constatações que chamaram a atenção no apreensivo e revoltante assalto contra uma mulher que levou um tiro na cabeça no bairro Coqueiros, em Florianópolis, na quarta-feira.

Continua depois da publicidade

O primeiro foi o ato de um dos criminosos em atirar contra a vítima, em plena manhã na movimentada via geral. O tiro reforçou a inexistência de preocupação com a vida das pessoas pelos criminosos: buscam o bem pretendido custe o que custar.

O segundo ponto a ser destacado: a rápida mobilização da Polícia Militar. Com viaturas e até helicóptero, o cerco montado teve sucesso em prender dois dos três autores, entre eles o atirador, que confessou o crime. A motorista também foi socorrida logo – levou um tiro de raspão.

O assaltante afirmou ao comandante da 1ª Região da PM, tenente-coronel Marcelo Pontes, que atirou acidentalmente porque a vítima fez um movimento brusco com o braço na frente da arma.

Evite movimentos

Apesar da tensão em situações de roubos com violência, Pontes cita dicas importantes: manter a calma, ficar parado e evitar qualquer movimento brusco.

Continua depois da publicidade

– É importante ainda tentar observar as vestimentas do ladrão, algum elemento que possa ajudar na sua identificação – orienta o comandante.

O terceiro assaltante, conforme a PM, foi identificado e está sendo procurado.

Segurança no bairro

A tentativa de latrocínio gerou movimentos em redes sociais com a preocupação pela segurança de Coqueiros e da área continental em geral.

No passado, o bairro já foi palco de assassinatos com repercussão. Houve melhorias como o posto policial com viaturas, o policiamento ostensivo e as câmeras com monitoramento nas principais ruas.

Leia mais notícias e análises de Diogo Vargas