Agentes penitenciários decidiram convocar assembleia geral da categoria para discutir rumores no debate eleitoral de possível extinção da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC).

Continua depois da publicidade

A reunião está marcada para o dia 25 deste mês, às 10h, em Florianópolis, três dias antes do segundo turno das eleições.

Segundo divulgou o colega colunista Ânderson Silva, do DC, o candidato ao governo do Estado, Gelson Merísio (PSD), teria a intenção se eleito de incorporar a SJC à Secretaria de Segurança Pública (SSP). A pasta seria chamada, caso Merísio vença, de Secretaria de Segurança, Justiça e Cidadania.

O comandante Moisés (PSL), que disputa o segundo turno com Merísio, ainda não se manifestou a respeito.

Gestão técnica

Agentes penitenciários ligados ao sindicato e a associação da categoria afirmam serem contrários à extinção da SJC e a favor da manutenção de uma gestão técnica.

Continua depois da publicidade

A SJC foi criada no primeiro mandato do governo de Raimundo Colombo (PSD), em 2011. Antes, era uma secretaria executiva subordinada à Secretaria de Segurança Pública.

Na assembleia geral do dia 25, os servidores também discutirão outros pontos como concurso público, nomeação de aprovados, aposentadorias, terceirizações e o porte de arma.

Leia mais notícias e análises de Diogo Vargas