O Tribunal do Júri de Florianópolis julga nesta terça-feira um homem acusado de matar a tiros o agente penitenciário Misael Baruffi, 31 anos. A sessão começou pela manhã, no Fórum do Centro.

Continua depois da publicidade

O crime foi no dia 12 de junho de 2016, na Rua Marinho, nos Ingleses, norte da Ilha de Santa Catarina. Está sendo julgado pelo homicídio o réu Dilermano de Melo César, 27 anos, um dos três denunciados pelo Ministério Público e que está preso.

Misael trabalhava no Presídio de Florianópolis, na Agronômica. Segundo a denúncia, foi morto após se envolver em um acidente de trânsito causado por quatro homens que estavam em um Palio, armados e que pretendiam assaltar uma mercearia.

Depois da colisão, os ocupantes do Palio tentaram fugir, ocasião em que o agente saiu em perseguição ao veículo. No momento em que ficou emparelhado, narra o MP, Misael apresentou-se como agente público, questionou a colisão e exigiu que parassem, em seguida fechando a passagem do veículo e obrigando-os a parar.

Conforme a promotoria, ao sair do carro, os homens também desceram e dispararam 21 tiros contra o agente, fugindo com o veículo da vítima. Numa rua próxima, os atiradores abandonaram o carro de Misael e foram resgatados por outro veículo. Os acusados foram presos depois em investigação da Delegacia de Homicídios.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias e análises de Diogo Vargas