A Prefeitura de Florianópolis garante ter conseguido um caminhão guincho para retomar o serviço de remoção de veículos parados ou acidentados nas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. Só falta um motorista.
Continua depois da publicidade
O chefe de gabinete, Bruno Oliveira, disse que a contratação de um condutor para o guincho está sendo tratada com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano da Grande Florianópolis (Setuf). A expectativa da Prefeitura é que haja uma decisão até o final da semana.
O serviço chegou a existir no passado, mas foi suspenso com o fim de um convênio com uma empresa.
Com isso, o histórico congestionamento no trânsito de acesso e saída da Ilha se agrava em horários de picos quando há incidentes. Isso aconteceu na manhã desta terça-feira, quando um caminhão teve problema mecânico na Pedro Ivo.
Bases da PM têm pouca utilização
Um outro detalhe chama a atenção de quem transita pelas travessias: o pouco uso das duas torres fixas da Polícia Militar, nas cabeceiras. Diariamente, quase não são vistos PMs e elas normalmente ficam vazias.
Continua depois da publicidade
Há quem entenda que a PM por perto poderia agilizar o atendimento de ocorrências e acidentes.
"Monitoramento por câmeras", diz comandante
O comandante-geral da PM, coronel Araújo Gomes, afirma que os postos não estão desativados e que o monitoramento é feito por câmeras na atual estratégia de atuar onde impacta os indicadores criminais.
Segundo o comandante, não há informação de piora do serviço na região nem de resultados negativos. Ele lembra da ação preventiva da Guarda Municipal nos acessos e da intensificação do trabalho da Polícia Rodoviária Federal na Via Expressa.
Gomes afirma que a presença do guincho faria a diferença, pois ajudaria a remover mais rapidamente os veículos sobre as pontes.