Há um risco iminente de paralisação das obras de pavimentação da BR-285 no trecho do sul de Santa Catarina, entre o Centro de Timbé do Sul e a divisa com o Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Acontece que falta completar 1,5 quilômetro do pavimento, mas esse trecho depende de obras de contenção, um tanto complexas, que precisam ser executadas nas encostas da chamada Serra da Rocinha. Isso está exigindo um aditivo de R$ 30 milhões no contrato e, na falta desse recurso, a empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está em vias de suspender as atividades.
O senador Jorginho Mello (PL-SC) conversou durante uma solenidade em Brasília, nesta terça-feira (18) com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. — A obra está quase concluída, e a sociedade, a imprensa nos cobra todo dia. E eu estou mais uma vez pedindo, o ministro não vai nos deixar na mão agora — apelou o parlamentar.
Em resposta, em um vídeo gravado e distribuído pelo ministro no início da noite desta terça, Tarcísio reforçou o compromisso com a conclusão da obra. — A gente vai arrumar uma solução para repor o dinheiro da 285, para isso vou contar com o apoio incondicional, como já tenho encontrado, do senador Jorginho e da bancada federal — respondeu. Assista o vídeo abaixo:
Continua depois da publicidade
Entrega inviável em 2021
Acontece que o orçamento da BR-285 também foi afetado pelos recentes cortes de investimentos do Governo Federal. O ministro já havia, em diversas ocasiões, projetado a entrega da rodovia concluída ainda em 2021, o que agora já está inviabilizado, já que as encostas exigirão um prazo de seis a oito meses para a execução. Ou seja, se houver a garantia breve dos recursos, a BR-285 estará pronta em 2022. — Vamos buscar essa forma, para a gente entregar essa obra, é importante, é um corredor bioceânico que está se estabelecendo — lembrou Tarcísio.

Reunião confirmada em Brasília
Nesta quarta-feira (19), o ministro Tarcísio receberá os deputados federais e senadores de Santa Catarina para uma reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense. No encontro, a situação da BR-285 estará na pauta.
A BR-285 se estende por 744 quilômetros desde São Borja, no Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina, até Araranguá, no sul catarinense. Depois desse trecho de 22 quilômetros na Serra da Rocinha, restará a execução de 8 quilômetros, hoje em chão batido, no Rio Grande do Sul, no município de São José dos Ausentes. A ordem de serviço para o início das obras nesse trecho deverá ser concedida até o fim do mês.