Viralizou nas últimas horas, em Araranguá, no sul de Santa Catarina, um vídeo gravado no ato de vacinação de uma idosa no qual fica claro que a dose da imunização contra a Covid-19 não foi aplicada. A denúncia, que começou nas redes sociais, foi recebida e levada adiante pela prefeitura, que abriu sindicância e emitiu nota oficial sobre o caso.
Continua depois da publicidade
Veja como receber as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
— Pelo vídeo, é claro que a vacina não foi aplicada — confirma o secretário municipal de Saúde de Araranguá, Henrique Besser. — Um boletim de ocorrência foi lavrado e vamos nos reunir hoje para levantar essa investigação. Vamos buscar essa pessoa que aplicou a vacina, qual a intenção de não ter aplicado — aponta.
Monitor da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina
Na nota oficial, a prefeitura cita “indignação” e menciona informações sobre o responsável pela aplicação da vacina. A assessoria de Comunicação, que assina a nota, foi procurada e se restringiu às informações escritas e mencionou a dependência da investigação que está aberta para alcançar mais detalhes.
Continua depois da publicidade
Nota de repúdio:
É com indignação que a Administração Municipal de Araranguá vem a público manifestar primeiramente seu repúdio ao ato praticado pelo acadêmico de medicina e enfermeiro que se voluntariou à nossa equipe para aplicação da vacina contra covid-19 e que supostamente foi flagrado em ação que forjava a vacinação.
Além se desrespeitar a nobre ciência da medicina, usou da confiança de sua universidade e de nossa administração para a vacinação.
Desde já nos comprometemos a fazer este indivíduo responder por suas ações e a quem mais couber responsabilidade se a denúncia se confirmar.
Num momento de tantas perdas, distanciamentos, sacrifícios e trabalho duro, é inacreditável que alguém use do privilégio de salvar vidas, para colocá-las em risco.
Acusado pede perdão
O responsável pela não aplicação da vacina, cuja identidade ainda não foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, procurou familiares da idosa que aparece no vídeo para se desculpar.
— Ele me procurou e pediu perdão. Disse que estava nervoso. Ele não teve intenção, e está sendo muito atacado nas redes sociais. Está bastante nervoso e triste — relata a neta da mulher, que será levada novamente à unidade de saúde para ser imunizada nesta terça-feira (25). — Vamos tomar nossas providências, claro — completa a familiar da idosa, que preferiu não se identificar.
Sobre o teor da nota de repúdio, o secretário de Saúde confirma que a intenção, com o documento, foi conter o avanço dos comentários nas redes sociais de araranguaenses. — Sim, foi uma reação da prefeitura à repercussão negativa do caso. Nossa intenção foi tranquilizar a população quanto à tomada de providências — sublinha. — Ninguém da família da idosa nos procurou ainda — observa Henrique.
Sem novas restrições, SC aposta em conscientização contra a Covid-19
UFSC avalia o caso
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na qual o vacinador, que é enfermeiro formado e está cursando medicina, se pronunciará ainda hoje sobre o caso.
Continua depois da publicidade
— Vamos tentar entender a razão de o enfermeiro, que é nosso aluno, ter agido daquela forma — comenta o diretor da UFSC Araranguá, Eugênio Simão, que se reúne ainda nesta manhã com a coordenação do curso de medicina.

— Podemos pedir uma perícia dos insumos, com a qual será possível apurar se há alguma seringa cheia entre as descartadas — sugere. A UFSC confirma que o acusado se ofereceu para, voluntariamente, colaborar com a campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade.
Bebê de 9 meses que tratava doença rara morre de Covid-19
A despeito desse impasse, o secretário Henrique Besser enfatiza que a vacina da idosa, que voltará a procura-la nesta terça, está garantida, e que o ritmo de imunização vai bem em Araranguá. — Está bom, estamos vacinando as pessoas com comorbidades, fechamos a faixa dos 50 anos, estamos no grupo dos que têm 40 anos e esperamos alcançar os de 30 anos na semana que vem — finaliza.
Leia também:
Foragido do RS é preso em praça de pedágio no sul de SC
Com a força do vento, estragos são registrados em cidades do sul