Dois novos caminhos com vocação turística entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eis as propostas que surgem como pano de fundo de uma realidade entre São Joaquim e Bom Jesus e o sonho que pode ligar Jacinto Machado e Cambará do Sul.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em agenda na Serra nesta quinta-feira (9), o governador Carlos Moisés anunciou a execução de uma antiga demanda da região: a construção da Ponte das Goiabeiras, que liga os lados catarinense e gaúcho sobre o Rio Pelotas.
– O que tem ali, hoje, é uma ponte precária – lembrou o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes. A cidade é ligada à divisa com o Rio Grande do Sul pela SC-114. – Vamos fazer pelo menos o repasse da primeira parcela até novembro – adiantou o governador, durante evento na Associação Empresarial de Lages. Serão R$ 12,4 milhões para a construção da ponte de 160 metros que criará uma nova ligação entre os estados.
Atualmente, o acesso é perigoso. Uma ponte improvisada, com madeiras e ferros atravessados, que faz uma passagem que oscila entre o risco e a tensão para os condutores que se arriscam a trafegar pelo local. Já houve até registros de ônibus tentando passar e trancando.
Continua depois da publicidade

> Ponte na Serra de SC cai quando caminhão fazia travessia
A construção da ponte faz parte de uma tentativa do governador Moisés, de federalizar a SC-114. Ele já levou a demanda ao Governo Federal, para transformar a rodovia na já planejada BR-438. O trecho compõe o chamado Caminho das Neves, roteiro turístico importante para as Serras catarinense e gaúcha. Essa ligação foi um dos temas de conversa recente entre Moisés e o colega do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
No Sul, um novo caminho
Enquanto isso, o município de Jacinto Machado, na região de Araranguá, trabalha para tentar tornar realidade um novo acesso ao nordeste do Rio Grande do Sul, em direção a Cambará do Sul.
O prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola, que é engenheiro civil, fez parte de um grupo de técnicos que fez levantamento de área para a abertura de uma estrada na Serra do Fundo Grande, a partir da localidade de Cará. Na ocasião, foram apanhados detalhes técnicos para a elaboraçãod e um Termo de Referência, que foi submetido a órgãos ambientais em busca de uma primeira licença ambiental para tentar abrir a rodovia.
Continua depois da publicidade
– Essa obra trará muitas vantagens para a região, gerando emprego e renda, garantindo prestação de serviços e abrindo um novo roteiro para o turismo. E empreendimentos poderão se instalar nesse caminho – justificou o prefeito. Esse projeto havia sido lançado há anos em Jacinto Machado e permaneceu esquecido, até ser retomado pelo atual prefeito. Ainda não há prazos para tentar transformar o sonho de Jacinto Machado em realidade.

> Moradores consertam ponte em São Joaquim
Em paralelo, o Sul está ganhando outros novos acessos ao Rio Grande do Sul. Um deles é na BR-285, pela Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, obra bem encaminhada mas ainda no aguardo dos recursos para a conclusão. Recentemente, o Governo do Estado lançou o edital para licitar a pavimentação da SC-290 na Serra do Faxinal, em Praia Grande, um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões.
Leia também:
> Grupo com fogos de artifício bloqueia BR-101 em Joinville