Cerca de 4 mil trabalhadores de indústrias de alimentação sediadas em Forquilhinha e Nova Veneza, no Sul de Santa Catarina, serão vacinados contra a Covid-19 a partir da próxima quarta-feira (7). O acordo foi oficializado nesta segunda-feira (5) em reunião entre a prefeitura de Forquilhinha, a JBS Alimentos e representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
– Vamos começar vacinando trabalhadores nossos dos 18 aos 35 anos – conta o sindicalista Célio Elias, diretor do Sintiacr. – São trabalhadores que ficam muito expostos ao frio rigoroso das câmaras frigoríficas, trabalham o tempo inteiro no manuseio e nos cortes das carnes, e por vezes aglomeram, inevitavelmente, nesses espaços – observa.
A opção por começar a vacinar entre os mais jovens leva em conta que os de idade mais avançada já foram abrangidos pelas campanhas de vacinação promovidas pelos municípios. O assunto começou a ser tratado há 15 dias, em uma reunião entre sindicalistas e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
– Serão vacinados 2,3 mil trabalhadores da JBS Seara de Forquilhinha e 1,6 mil da JBS Aves de Nova Veneza – explica o sindicalista. – Na conversa com o secretário André, apresentamos todos os dados, como os números altos de contaminações entre os trabalhadores e também os quatro óbitos que registramos na categoria, em um espaço de 45 dias – aponta Elias, que também é vereador em Forquilhinha.
Continua depois da publicidade

Leia também:
> Atrás de fundo falso, uma sala de jogos é descoberta em Criciúma
> Criciúma anuncia vacinação para 40 anos em diante na terça-feira