O Criciúma está perto de anunciar seu novo técnico. A meta foi reforçada pelo diretor executivo de futebol do Tigre, Juliano Camargo, na noite desta segunda-feira (3).
Continua depois da publicidade
Estamos engatilhados. Esperamos fazer o anúncio até o fim da noite desta terça, para na quarta já ter o nosso novo técnico Juliano Camargo, diretor executivo de futebol do Criciúma
> Veja como receber as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
E tudo indica que o clube vai buscar uma solução caseira: Paulo Baier é a bola da vez para assumir o time no restante da temporada. O Criciúma joga a Série C do Brasileiro a partir do fim deste mês e encara a terceira fase da Copa do Brasil em junho.
Ele deixou o Próspera
Baier esteve muito perto do estádio Heriberto Hülse nos últimos meses, enquanto treinador do Próspera, clube do qual ele se desligou oficialmente na tarde dessa segunda.

Paulo Baier vem de bons trabalhos no Próspera. Foi campeão catarinense da Série C em 2018 e da Série B em 2020. Neste ano, entrou na elite com a meta de manter o clube na Série A e foi além: conduziu a equipe rumo a uma inédita classificação à Série D do Campeonato Brasileiro.
Continua depois da publicidade
> Catarinense 2021: quem é quem no mata-mata
O problema: a suspensão
Treinar o Criciúma seria o salto que Paulo Baier espera. Mas havia um porém: ele iniciou uma briga na partida de ida da semifinal do Catarinense (derrota para o Avaí por 1 a 0 no Heriberto Hülse), acabou expulso e, hoje, a tendência é que sofra uma punição.
Esse fator vinha preocupando tanto Paulo Baier, em relação ao seu futuro breve, quanto o próprio Criciúma. Porém, após algumas consultas jurídicas, veio a indicação de que será possível atenuar a inevitável pena.
Não deu com Ramon
O caminho ficou aberto para um acerto com Paulo Baier depois da negativa de Ramon Menezes, contactado no fim da semana passada e que dispensou o convite por uma diferença não muito expressiva entre a oferta e o salário pretendido.
Dirigentes reconhecem, nos bastidores, que Paulo Baier encaixa-se na realidade do Criciúma. O clube, conforme o diretor Juliano Camargo, terá um incremento de R$ 200 mil na atual folha de pagamento para encorpar o time visando a Série C.
Continua depois da publicidade
Do elenco que rebaixou o Criciúma no Catarinense, permaneceram 15 jogadores, que estão treinando sob comando do auxiliar técnico Lalo.

O clube anunciou, ainda nesta segunda, a troca do preparador de goleiros: saiu Bira Melo e retornou Maurício Dacoregio.
O pior ano
O Criciúma abriu 2021 apostando em Hemerson Maria. Com fraca campanha, ele deixou o time em último lugar no Campeonato Catarinense.

Na reta final, o até então auxiliar Wilson Vaterkemper assumiu. Veio uma sutil reação, com a vitória sobre o Metropolitano e a possibilidade de escapar, mas a derrota na última rodada, 1 a 0 em casa para o Avaí, determinou o descenso.
Continua depois da publicidade
Com a queda, o calendário de 2022 do Tigre sofreu um duro golpe, já que a Série B estadual, seguindo o exemplo desta temporada, deverá começar somente em junho.
Leia mais:
Do outro lado do mundo, saiba como Boi Bandido virou Luo Guofu
Quadrilha levou R$ 125 milhões em assalto a banco em Criciúma, confirma polícia
Servidores que recusaram vacina da Covid em Criciúma serão investigados e podem sofrer penalização