No pior momento da história, o Criciúma volta a recorrer ao passado vitorioso para dar a volta por cima. Mas agora com um requinte de atualidade: aposta na quarta passagem de Paulo Baier no estádio Heriberto Hülse, contratado na noite desta terça-feira (4), para treinar o Tigre no restante da temporada que já tem uma aguda tristeza: a inédita queda para a Série B estadual.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp
Com Paulo Baier como técnico, o Criciúma encara a Série C do Brasileiro a partir do fim do mês. Em junho, terá dois confrontos pela terceira fase da Copa do Brasil contra o América (MG). Abaixo, a nota oficial do clube anunciando a contratação de Paulo Baier:
O Criciúma concretizou nesta terça-feira (04/05) a contratação de seu novo técnico. Paulo Baier, que fez história com a camisa do Tigre, chegou a um acordo e está confirmado como comandante até o final da temporada.
O auxiliar técnico Luciano Almeida, que possui grande ligação com o clube e já comandou o Sub-17 do Tigre, fará parte da comissão técnica. O preparador físico William Hauptman também está confirmado e retorna ao Criciúma. Os profissionais iniciarão os trabalhos no Centro de Treinamento Antenor Angeloni a partir desta quarta-feira (05/05).
Continua depois da publicidade
Paulo César Baier, de 46 anos, é natural de Ijuí (RS) e possui uma carreira vitoriosa como jogador. No Criciúma, em três passagens, conquistou o Campeonato Catarinense de 1998 e o Campeonato Brasileiro da Série B, em 2002. Na final contra o Fortaleza, marcou três gols garantindo a terceira estrela no escudo do Tigre.
Como técnico, pelo Próspera, Baier foi campeão do Catarinense da Série C em 2018 e da Série B do estadual em 2020. Neste ano, o comandante garantiu a classificação da equipe para a Série D do Campeonato Brasileiro.

Quando vestiu a camisa do Tigre, Baier viveu bons momentos. Participou, por exemplo, de três campanhas na Série A do Campeonato Brasileiro. Hoje, a realidade é Série C.

Campeão da Série C estadual em 2018, e da Série B em 2020 pelo Próspera, Paulo Baier entrou na elite desta temporada como candidato a coadjuvante com seu time, possivelmente brigando para não cair.
Continua depois da publicidade
No fim das contas, não só se manteve na Série A como, em determinado momento, foi sensação do Catarinense. Ganhou do próprio Criciúma por 1 a 0, bateu o Figueirense, empatou com o Avaí e deu trabalho. Terminou, com justiça, em sexto lugar e assegurou uma vaga na Série D nacional.
Comissão técnica e time
Baier assume um Criciúma em descrédito. Rebaixado no Estadual, manteve 15 jogadores do elenco e o diretor executivo Juliano Camargo está com R$ 200 mil em caixa para investir em reforços.
Certamente, o novo técnico indicará jogadores do elenco do Próspera para reforçar o Tigre. Um dos nomes especulados é o do goleiro Roberto, 41 anos, outro ex-Criciúma.

A apresentação será na manhã desta quarta-feira (5), no estádio Heriberto Hülse. Com Baier, foi contratado o auxiliar técnico Luciano Almeida, que também estava no Próspera. William Hauptmann será o preparador físico e Maurício Dacoregio o preparador de goleiros.
Continua depois da publicidade
O novo técnico terá pouco mais de três semanas para preparar o time visando a estreia no Brasileiro, contra o Ituano, em casa. O jogo, a princípio, ocorrerá no dia 30.

A reunião que selou a contratação de Paulo Baier, que já vinha sendo negociada havia alguns dias, aconteceu no escritório do presidente Anselmo Freitas, nesta terça-feira (4).
Suspensão
Uma das preocupações do Criciúma era com a possibilidade de alguma possível suspensão a Paulo Baier atingir o Campeonato Brasileiro. Ocorre que o técnico foi expulso na partida de ida das quartas de final do Catarinense, na derrota por 1 a 0 para o Avaí no Heriberto Hülse.
Naquela partida, Baier invadiu o gramado e iniciou uma briga que ganhou proporções. Ele acabou expulso e está sujeito a suspensão. Acontece que o Criciúma buscou garantias de que a punição deverá ser cumprida em competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF) o que o deixaria livre para a prioridade, o Campeonato Brasileiro.
Continua depois da publicidade

O calendário
Ainda no segundo semestre, o Criciúma terá a oportunidade de disputar a Copa Santa Catarina, que valerá uma vaga na Copa do Brasil de 2022. É a única esperança que o Tigre de conseguir chegar na competição.
A primeira fase da Série C se estende até 26 de setembro. A segunda fase, dois quadrangulares que valem o acesso, será de 2 de outubro a 7 de novembro. As finais ocorreram em 14 e 21 de novembro.
Se tudo der certo, e Paulo Baier conseguir o desempenho que lhe faça permanecer no Criciúma para o ano que vem, o Campeonato Catarinense de 2022 para o Tigre, na Série B, só deverá começar em junho.
Baier jogador
O novo técnico do Tigre viveu grandes momentos como jogador. Chegou em 1997, disputou a Série A e foi campeão catarinense em 98. Saiu em seguida, para retornar em 2002. Participou do time que ganhou a Série B e disputou o Brasileirão 2003 pelo Tigre, deixando o clube na temporada seguinte. Foi nessa segunda passagem que o meia Paulo César tornou-se o lateral direito Paulo Baier e ganhou fama nacional.
Continua depois da publicidade
Sua terceira passagem, já mais perto do fim da carreira, aconteceu em 2014, na última participação do Criciúma na Série A. Na saída dele, que fez seu último jogo pelo Tigre em 15 de novembro daquele ano, uma derrota por 3 a 0 para o Grêmio no Heriberto Hülse, o Criciúma foi bastante criticado por não ter promovido um jogo de despedida para o ídolo.

Paulo Baier foi o maior artilheiro da história dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro, com 105 gols. A marca só foi superada pelo atacante Fred em 2015.
Baier técnico
O Criciúma será o terceiro time da carreira de Baier como técnico. Ele começou em 2017 no Toledo, do Paraná. Em agosto de 2018 assumiu o Próspera, treinando o time que ganhou a Série C estadual naquele ano.
Começou 2019 no Brusque, mas perdeu os três primeiros jogos e acabou dispensado, ainda na arrancada do Campeonato Catarinense. Voltou ao Próspera em 2020, faturando a taça da Série B estadual.
Continua depois da publicidade
Leia também:
> Quatro em Campo comenta julgamento do caso Hercílio Luz no TJD-SC
> Roberto Alves: Campeonato Catarinense 2021 para ou continua?
> Figueirense anuncia cinco saídas e inicia reformulação para a Série C