Primeiro, seria em meados de novembro. Depois, no fim de dezembro. Agora, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não têm previsão de quando entrarão efetivamente em operação os 42 radares instalados nos 220 quilômetros da BR-101 Sul entre Paulo Lopes e São João do Sul.
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O trecho, concedido à CCR Via Costeira em agosto de 2020, teve os equipamentos instalados entre setembro e outubro e, desde então, permanecem ali, inativos, cativando a curiosidade dos muitos motoristas que usam a rodovia diariamente.
– A instalação se deu mediante contrato. Pela concessão, a concessionária instala os equipamentos – lembra o chefe de Comunicação da PRF em Santa Catarina, Adriano Fiamoncini.
A demora para o início da operação resulta das diversas fases de testes que precisam ser vencidas. – São muitos detalhes técnicos, há toda uma aferição. Então, esses radares só vão operar no ano que vem – garante. Mas o ano que vem chega no fim de semana que vem. Fiamoncini não arrisca um prazo definitivo. – Estamos tentando para janeiro, mas depende de muitos órgãos, não só da PRF – esclarece.
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A ANTT, em nota, informou à coluna que a decisão final cabe ao Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), que é um órgão nacional responsável pela segurança nas rodovias.
Para responder a essa questão é necessário explicar que a ANTT faz apenas a intermediação entre a concessionária e o Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), órgão responsável pela segurança de trânsito nas vias federais. Após a instalação dos equipamentos, a concessionária encaminha um arquivo, contendo todo o ciclo de testes dessas imagens para validação/referendamento do DPRF. Lembramos também que os locais onde as câmeras são colocadas as câmeras são apontados pelos estudos que precedem a concessão, que indica os locais de maior probabilidade de acidentes. Posteriormente, o DPRF valida os locais a serem instalados os radares. Fonte: ANTT / Assessoria de Comunicação
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O primeiro verão dos pedágios
Em funcionamento desde maio, as quatro praças de pedágio da BR-101 Sul vivem o primeiro veraneio da operação em São João do Sul, Araranguá, Tubarão e Laguna. A PRF aponta uma expectativa de avolumar no tráfego na região a partir deste domingo (26).
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– A partir do dia 22 tivemos uma evolução do tráfego em direção a cidades menores, para as reuniões familiares. Depois do Natal, daí sim esperamos que venham mais, por exemplo, os turistas gaúchos em busca das nossas praias, para passar o Ano Novo no litoral – projeta Fiamoncini. Com isso, muita gente que ainda não conheceu passará pela primeira vez pelos pedágios operados pela CCR Via Costeira.
A empresa enfrentou, nos últimos meses, algumas dificuldades pontuais em relação a filas nas praças, embora tenha minimizado eventuais reclamações. A CCR garante reforço nas equipes para alavancar os atendimentos e prepara um plano de contingência, com monitores que, em momentos de maior fluxo, farão as cobranças nos carros, para agilizar a dissolução das filas.

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19,5 milhões de veículos no semestre
Os primeiros seis meses de pedágios na BR-101 Sul acusam números expressivos. Conforme os relatórios da CCR Via Costeira, passaram pelas quatro praças 19.570.770 veículos, sendo quase 70% de carros de passeio, que pagam R$ 2,10. As motos, cuja tarifa é de R$ 1,05, foram pouco mais de 2%.
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Os mesmos R$ 2,10 são cobrados por eixo de caminhões (que significam 29% do tráfego na BR-101 Sul) e de ônibus (0,4% dos veículos que passam pela rodovia).
Os números:
Maio a outubro – 19.570.770 veículos
Carros de passeio – 13.328.442 (68,1%)
Caminhões – 5.702.491 (29,1%)
Motos – 478.068 (2,4%)
Ônibus – 61.769 (0,4%)
A praça de pedágio mais movimentada da BR-101 Sul é a P02, em Tubarão, pela qual passaram 5,6 milhões de veículos em 6 meses. Pela P03, em Araranguá, passaram 5,2 milhóes. Na P01, em Laguna, 4,1 milhões. A menos movimentada é a P04, em São João do Sul, a mais próxima do Rio Grande do Sul, por onde passaram 3,7 milhões de veículos em um semestre de pedágio. Os números de novembro ainda não foram divulgados.
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Mais policiais nas estradas
A PRF garante, também, fiscalização mais intensa. – Chamamos policiais de folga para trabalhar nas rodovias – informa o chefe de Comunicação da PRF-SC. – Para coibir motoristas que ultrapassam em locais proibidos, ou que excedem limites de velocidade, ou que usam celular ao volante ou bebem e dirigem – exemplifica, citando os problemas que mais preocupam os policiais nas estradas federais catarinenses.

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