Dos R$ 43,2 milhões cortados pelo presidente Jair Bolsonaro do Orçamento da União para investimentos em rodovias federais de Santa Catarina em 2022, quase a metade corresponde a um projeto relacionado ao trecho Sul da BR-101. R$ 20 milhões seriam aplicados na revitalização das margens do antigo traçado da rodovia entre os quilômetros 408 e 413, em Araranguá.
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Ocorre que, nessa extensão, a BR-101 ganhou novas pistas contornando a cidade. Esse antigo trecho tornou-se uma via interna, costeando a área urbana, e encontra-se em precárias condições. – Esse corte repercutiu muito mal – comentou o presidente da Associação Empresarial de Araranguá (Aciva), Alberto Sasso. – Era algo que o Município vinha buscando há muito tempo – relatou.
A garantia dos recursos foi anunciada na segunda quinzena de dezembro a partir da adição de uma emenda do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), com a articulação do prefeito César Cesa (MDB). – Na época até elogiamos a iniciativa, o prefeito conseguiu essa verba depois de muitos anos de abandono daquela via, para deixar o novo traçado pronto – observou o presidente da Aciva.

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O trecho antigo manteve-se sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A região tem empresas que funcionavam na margem da BR-101 e ficaram bastante prejudicadas com a perda do tráfego da rodovia. Houve caso de posto de combustível que, pela queda brutal do movimento, deixou de operar.
– Há vários projetos para urbanizar aquele espaço. Há indústrias, comércio e empresas no entorno, em um espaço que foi ficando abandonado não pelas propriedades particulares, mas pelo antigo traçado da BR-101 – confirmou Sasso. A extensão antiga da BR-101 que ganharia o investimento de R$ 20 milhões serve, atualmente, como acessos Norte e Sul a Araranguá, nas suas extremidades junto ao novo traçado da rodovia.
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O trecho que virou “municipal”
A extensão que ganharia os investimentos de R$ 20 milhões compreende o trecho que deixou de receber o tráfego da BR-101 em março de 2014, quando foi inaugurado o contorno viário de Araranguá pelas novas pistas da rodovia federal.
Uma das últimas melhorias operadas pelo DNIT na região foi a entrega de três novos retornos em janeiro de 2016, com recuperação de pavimento na pista entre os bairros Cidade Alta e Polícia Rodoviária.
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Os retornos feitos na ocasião foram nos acessos ao Bairro Operária e à Sanga do Marco, perto do acesso ao trecho duplicado da BR-101. Passagens de pedestres foram revitalizadas, além do pavimento na ponte antiga sobre o Rio Araranguá que existe no antigo traçado da rodovia.

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O corte e o Fundão
A Aciva tem sido crítica contundente dos R$ 4,9 bilhões para o Fundo Eleitoral. Tanto que o presidente Alberto Sasso anunciou que a entidade não recebe mais parlamentares que votaram a favor desse montante para os partidos políticos. – Não vamos receber na Aciva nenhum parlamentar favorável ao Fundão – confirmou.
– Chega a ser irônico, pois o deputado que garantiu a verba para a nossa obra aqui na BR-101 também votou a favor do Fundão – comentou Sasso, não poupando a crítica ao deputado Chiodini. – O dinheiro público é o mesmo. O dinheiro que poderia estar sendo colocado nessa obra, infelizmente, foi cortado pelo presidente Bolsonaro muito por conta do Fundão. É muito mais importante para a população investir em obras do que dar dinheiro para pagar campanha eleitoral – reiterou o empresário. – Muitas vezes, esse dinheiro não vai nem pro santinho, vai pra caixa 2 e pra crimes eleitorais. Que a população compre essa briga conosco – sublinhou.
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Entidades empresariais do Sul de Santa Catarina estão convocando para esta quinta-feira (27) uma reunião para tratar do corte no orçamento. Parlamentares da região foram convidados. – Chamamos eles que votaram a favor para tentar justificar o injustificável – explicou Sasso. – Que a população tome essa atitude e reconheça que esse tipo de político não merece mais ser eleito, pois ele está usando dinheiro público em benefício próprio – finalizou o presidente da Aciva.
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